segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Importância da Leitura


e-Proinfo
IRENE MARTIOLLI
Emeief. Parque Orestes Ongaro
Módulo: Conhecendo objetos em multimídia
Atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias
Reflexão
Postar: Biblioteca

Pesquisas no mundo inteiro nos mostram que as crianças que lêem e tem contato com a leitura desde cedo são beneficiadas em diversos aspectos:
Desde a  pronuncia  melhor das palavras como também aprendem a  se comunicar  com mais facilidade.
A leitura frequentemente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e por sua vez facilita a alfabetização, contribui em todas as disciplinas e facilita a fixação da grafia correta das palavras, a leitura: desenvolve o repertório, amplia o senso critico na tomada de decisões, amplia o nosso conhecimento, aumenta o vocabulário, estima a criatividade, emociona e causa impacto, muda a nossa vida e facilita a escrita.
Enfim, o  ato de ler é um exercício de indagação, de reflexão critica, de entendimento, de captação de símbolos e sinais, de mensagens, de conteúdos, de informações... É um exercício de intercâmbio, uma vez que possibilita relações intelectuais e potencializa outras habilidades no convívio social. Permite-nos a formação dos nossos próprios conceitos, explicações e entendimentos sobre realidades, elementos e/ ou fenômenos com as quais defrontamos.

Diante dessas considerações fica claro para nós educadores a importância da leitura, não só para os educandos, mas para todos.
Para aprofundar nesse assunto se faz necessário acessar o link abaixo, faça e verá quão prazeroso é desenvolver práticas pedagógicas norteadas pela leitura na sala de aula.

GIBI EM SALA DE AULA

Episódio do programa Escola Brasil que aborda como tema central o uso de histórias em quadrinhos como um recurso didático na sala de aula para incentivar a leitura. Aborda também o contexto da organização da educação e o direito do aluno à matricula escolar. Apresenta a música Pagode Spell, baseada na poesia Escapulário de Oswald de Andrade, interpretada por Caetano Veloso e Martinho da Vila. Esse episódio apresenta ainda a lenda do "Barba Ruiva"


Nenhum comentário:

Postar um comentário